Metanóia
- Pastor Wagner dos Reis
- 9 de jun. de 2017
- 4 min de leitura
Metanoia é uma palavra de origem grega (μετάνοια, metanoia) e significa arrependimento, conversão (tanto espiritual, bem como intelectual), mudança de direção e mudança de mente; mudança de atitudes, temperamentos; caráter trabalhado e evoluído.
A metanoia é uma das disciplinas indicadas por Peter Senge, no âmbito do estudo da Aprendizagem Organizacional. É um conceito que, na perspectiva das organizações, está intrinsecamente ligado à mudança organizacional, haja vista que, sem a metanóia ser bem sucedida junto dos colaboradores, a mudança organizacional revelar-se-á um fracasso.
Para os gregos, significava uma mudança ou alteração fundamental ou, mais literalmente, transcendência (“meta” – acima ou além, como em “metafísica”) da mente (“noia” – da raiz “nous”, da mente). Na tradição cristã gnóstica mais recente, assumiu um significado especial – o despertar da intuição compartilhada e o conhecimento direto de Deus. “Metanóia” provavelmente era um termo chave para os primeiros cristãos, como João Batista. Na tradição católica, a palavra metanóia acabou sendo traduzida como “arrependimento”.
Como vimos nesta breve introdução, o sentido de metanoia é bastante associado não só para os católicos, mas, em todo cristianismo, à mudança de mente, renovação de mente ou conversão, na psiquiatria está associada a uma estabilização da mente depois de um surto psicótico, uma "cura" das faculdades mentais. E no aprendizado organizacional, à mudança interna dos colaboradores. De qualquer forma a mente é o principal elemento de transformação ao ser renovada. Por isso, vamos estudar um pouco sobre a importância da renovação de mente, mas, também, a importância de nos mantermos no processo de transformação promovido por esta renovação. Que no nosso caso significa deixarmos uma mentalidade carnal e vivermos a partir de agora sob o comando da mentalidade do Espírito.
"A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz;" Romanos 8:6
A renovação de mente
"Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti." Isaías 26:3
A palavra de Deus produz a fé imediata para a realização de milagres, e pasmem... essa não é a parte mais difícil! O mais difícil é o que vem depois, que eu chamo de pós-milagre. Manter a mente firme, com certeza, é a parte mais difícil. Isto nos garantirá uma vida vitoriosa e não apenas uma vida pontuada por alguns acontecimentos importantes, mas, que nunca se sabe quando virão de novo. Não se sabe como acioná-los, e principalmente, como mantê-los.
Muitos conquistam coisas maravilhosas crendo na palavra pregada e ouvindo testemunhos, pois, a sua fé tende a aumentar e se alimentar desta informação, imediatamente ao serem desafiados. Daí, vão em frente e vivem o milagre. Contudo, se não houver uma mudança real no modo de pensar deste individuo ele passará até mesmo a desprezar o milagre recebido, por não saber como lidar com o que vem depois. Por exemplo, alguém pode conseguir o emprego dos sonhos e depois não se achar a altura de estar no meio que, "bruscamente", foi inserido por ainda ter um complexo de inferioridade que o consome. Ou ainda, conquistar a cura de uma enfermidade e logo desistir de caminhar em Cristo por achar que ainda tem "coisas' a fazer no mundo. A metanoia está em curso quando é externado o pensamento transformado, por atitudes condizentes com este pensamento, ou isto não aconteceu de fato. É preciso um testemunho e uma prática diária que concorde com o pensamento pregado, senão os milagres e maravilhas vistos e vividos não serão suficientes para manter esta pessoa em processo de transformação.
A transformação é de dentro para fora
"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Rm 12:2
A transformação verdadeira só ocorre quando há a mudança de mente baseada na palavra de Deus.
O crente que dá testemunho dos milagres que viveu (a cura, a libertação...), valoriza sua comunhão com Deus. E isto não apenas serve para fortalecer a si próprio, mas, também aos outros que o ouvem. Fazendo-o mais comprometido com o que está acontecendo com Ele e glorificando ao seu Senhor.
No meio secular o treinador organizacional Peter Senge, diz que os processos de produção, a tecnologia dos softwares mais sofisticados ou qualquer outra ferramenta de trabalho, são inúteis para uma empresa que não cuida de estimular a mudança de mente de seus colaboradores. Se os hábitos não mudam, consequentemente, as atitudes diante de qualquer inovação são as mesmas e travam o processo. Portanto, não haverá resultados significativos a curto prazo. Posso dizer que essa observação é uma parábola moderna do que pode estar acontecendo com muitos cristãos. Todavia, com uma gravidade mais acentuada, e sem ser pessimista, posso dizer que não só não haverá resultados a curto prazo, mas, que de modo algum haverá resultados.
Fé com obras, o elemento que faltava
"Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta." Tiago 2:17
A fé é, obviamente, necessária para tudo na vida cristã, sem fé é impossível agradar a Deus. É o elemento desencadeador da nova vida em Cristo. Porém, também serão necessários: o comprometimento, o serviço, o discurso e tudo o mais que dê espirito a nossa fé para que realmente sejamos transformados. Tem que haver um exercício diário contra a preguiça espiritual, moradia do fracasso. Vemos na passagem que fala sobre a libertação do endemoninhado geraseno (Lc 8:38,39), que ele imediatamente desejou seguir a Jesus, depois que foi livre e curado, mas, Jesus não o permite declarando-lhe que sua família e aquela cidade, na região que ele morava, precisavam ouvir o que Deus lhe fez e o comissionou para este serviço imediatamente. Afinal de contas, fé sem obras é morta!
Os 4 passos
Em certa ocasião o Senhor aparece para o irmão Kenneth E. Hagin e lhe dá uma chave espiritual para viver em vitória, tomando como base a cura da mulher do fluxo de sangue (Mc 5:27,28):
1. Declare 2. Realize. 3. Receba. 4. Conte
Perguntei a Jesus, quando Ele me explicou esses passos: "Senhor, estás me dizendo que qualquer crente, em qualquer lugar, poderá preencher um cheque de vitória sobre o mundo, a carne e o diabo?" Respondeu Jesus: "Enfaticamente, sim. E, se não o fizerem, nada será feito. Estarão perdendo tempo, orando para que eu lhes dê a vitória. Terão de preencher seu próprio cheque".
Confissão: "Rendo graças ao Senhor. Faço conhecidos entre os povos os feitos dEle. Canto-Lhe salmos. Narro todas as Suas maravilhas!"
Pense sobre isso...
Shalom!
Ministério apostólico Tenda de Abraão
Pastor Wagner dos Reis
Comments